terça-feira, 22 de novembro de 2011

USO INDEVIDO DA TECNOLOGIA NO MEIO SOCIAL


PROINFO INTEGRADO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
AS TECNOLOGIAS E DESAFIOS






CORONEL EZEQUIEL – RN 2011

AS TECNOLOGIAS E DESAFIOS


Uso indevido da tecnologia no meio social








Grupo: 01
Formador: Fábio Macêdo
CORONEL EZEQUIEL – RN
2011

CURSISTAS DO GRUPO 01
. João Batista Pereira do Nascimento
. Josefa Cilza Valdevino
. Maria Vieira da Silva
. Maria do Socorro de Morais Silva
. Maria Giselia de Oliveira Silva
. Maria Elita da Silva
. Maria Janaina Souto Pereira



















PROJETO: TECNOLOGIAS E DESAFIOS

SUB –TEMA: O USO INDEVIDO DAS TECNOLOGIAS NO MEIO SOCIAL.


JUSTIFICATIVA: Com a utilização das novas tecnologias de comunicação, defrontamo-nos com novas possibilidades e desafios no processo de ensino-aprendizagem. Percebemos que o advento das novas tecnologias de comunicação está resultando em transformações na educação de forma significativa. Neste contexto de mudanças, devemos não só repensar o papel do educador e sua relação com o educando, mas também verificar se a comunicação via rede se dá de forma efetiva. Cynthia L.Uline, em seu artigo ‘Knowledge in the Information Age: Effortless Communication and the Effort of Reflective Thought’, mostra que o conhecimento deve ser construído através da experiência, estudo e busca de solução de problemas. Segundo ela, a facilidade de se obter grande quantidade de informações via rede torna o processo de avaliação, de reflexão e de decisão mais e mais desafiador. A questão que surge é como coletar e gerenciar todos esses dados . Devemos ter cautela para não sermos seduzidos pela gama de informação que se apresenta. Porém, tratá-la de modo crítico e reflexivo para não ficarmos na mera informação, mas na construção de conhecimento.
A partir desta problemática, sentimos a necessidade de elaboração de um projeto voltado para essa questão, para que possamos através dele refletirmos o perigo do uso indevido das tecnologias que vem permeando o meio social.
OBJETIVO GERAL: Utilizar a tecnologia como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. DESENVOLVENDO O BOM SENSO INTUIÇÃO E GOSTO ESTÉTICO. Para selecionar em rápidas comparações os assuntos mais importantes, suprimindo o que não acrescenta aprendizado positivo e aprendendo por tentativas acerto e erro a localizar oque procura-se reconhecendo e apreciando o que há de melhor em elaboração.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
. Levar o aluno a refletir sobre os prejuízos que o mau uso da tecnologia pode causar.
. Motivar os alunos dos efeitos do uso positivo e negativo da tecnologia.
. Identificar os principais pontos positivos que a tecnologia insere no meio social.
. Conhecer os diversos aparelhos tecnológicos
. Levar o aluno a usar a tecnologia de forma adequada isto é, suprindo o aprendizado positivo.
. Discutir sobre o tema, seus conceitos e utilidades.
METODOLOGIA:
  • Através da exibição dos vídeos “criança a alma do negócio”e “Viciado em world of warcraft. “, levar o aluno a refletir sobre os prejuízos que o mau uso da tecnologia pode causar.
  • Sugerir a confecção de cartazes com alertas sobre o que não deve ser adotado no uso da internet.
  • Pedir que os alunos descrevam casos que eles conheçam de adolescente ou crianças que sofreram por não saberem selecionar o que ou quem acessar.
  • Debate sobre o tema
  • Eventos como: caminhada de conscientização sobre o mau uso das tecnologias.
  • Elaboração de cordéis sobre o tema trabalhado.
  • Dramatização;
  • Palestras;
  • Mesa redonda sobre o tema com psicólogos e especialistas em tecnologia na educação;
  • Exposições de cartazes, textos e outras produções;
  • Produção de textos;
  • Textos informativos sobre o tema.
  • Vídeos diversos sobre a influência positiva e negativa da tecnologia na vida social e escolar;
  • Elaboração de paródias, poesias e literatura de cordel sobre o tema.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
  • Recursos humanos;
  • Data-show;
  • Moto som;
  • Computador;
  • Caixa de som;
  • Microfone;
  • Psicóloga;
  • Especialista em tecnologia educacional;
  • Cartolina;
  • Lápis de cor;
  • Dvd's;
  • Pen-drive;
  • Panfletos;
  • Marcadores para quadro branco;
  • Lápis para retroprojetor;

CULMINÂNCIA:
  • Exposições dos trabalhos produzidos pelos alunos;
  • Concursos de cartazes;
  • Sarau de cordéis, poesias, paródias e outros textos sobre o tema;

AVALIAÇÃO: Observar a interação e envolvimento dos alunos nos temas trabalhados.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:



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