terça-feira, 22 de novembro de 2011

Devemos usar as TIC's na escola?




Em tempos de modernidade tão avançados e tecnologias tão evoluídas, evidencia-se que o ambiente da aprendizagem atualmente difere do de outras épocas. Nesse contexto, percebemos que o conceito de conhecimento passa por uma evolução natural, no qual o professor se vê diante de uma situação que implica novas aprendizagens e mudança na prática pedagógica. A partir dessas considerações, podemos dizer que os alunos são “telespectadores” que gostam da TV, computador, celular, internet e aprendem com eles: modos de falar, slogans, padrões de comportamento, informações, padrões de análise. Tudo isto se dá através da linguagem e da interação.
Diante dessa realidade, a escola, enquanto instituição que prepara para a vida, não deve limitar-se a repassar ensinamentos conteudistas. Daí a necessidade de trabalhar com linguagens e códigos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos. A escola, nesse sentido, deve reconhecer a influência dessas linguagens e preparar uma pedagogia que prepare a criança para as mesmas.
Todavia, o conhecimento das novas tecnologias deve ser o primeiro passo para a inserção das mídias na escola. Sabemos que há hoje nas escolas do país uma gama de materiais tecnológicos disponíveis. Porém, o professor precisa estar preparado para utilizá-los de forma adequada e significativa no contexto escolar, assumindo uma postura de pesquisador e investigador, o que nos conduz à formação continuada.
É bem verdade que, a cada dia, essas tecnologias passam por um processo de inovação/ renovação intensa. Basta olharmos o quanto, nas últimas décadas, esses equipamentos vêm sendo transformados em tamanho, espessura, qualidade... Nesse sentido, o professor precisa estar “antenado” para adquirir competências que lhe permitam realizar um trabalho consistente. Todavia, a realização desse trabalho só é possível dentro de um espaço adequado: o que muitas escolas não possuem.
Por todas as razões citadas acima, acreditamos ser o professor a peça chave desse processo de inserção das Tic’s na escola, uma vez que cabe a ele o desafio de cumprir o seu papel e redimensionar as suas práticas e teorias, compreendendo dentre outras necessidades, o uso da tecnologia de forma adequada e significativa no contexto escolar.

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