terça-feira, 2 de outubro de 2012

Entrevista

 
Proinfo _ Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
Proinfo Integrado_ Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tic- 100hs.
Formador: Fábio Macêdo de Araújo.
Cursista: Maria Janaina Souto Pereira
Professor entrevistado: Oton Mário de Araújo Costa

                                           Atividade 1.4


       Segundo o professor Oton Mário de Araújo Costa, o uso das tecnologias na escola é preconizado pelo PPP da Escola. Esse uso atende às necessidades do planejamento feito pelos professores que usam as Tic’s para incrementar as suas aulas e oportunizar aos alunos a aprendizagem significativa, tendo-se como base algo que faz parte do seu cotidiano.
      Para o professor acima citado, os computadores e a internet proporcionam práticas inovadoras e fomentam o protagonismo dos estudantes. Eles, por sua vez, elaboram trabalhos em slides, fazem programas na rádio-escola, fazem uso do celular para atividades educativas e interagem no blog da escola e nas redes sociais. Essas ferramentas também proporcionaram mudanças na atuação de alguns professores que, hoje, se preocupam mais em dinamizar suas aulas e levar as Tic’s para a sala de aula.
      De acordo com Oton Mário, essa gama de aparatos tecnológicos conseguiu mudar a aprendizagem dos alunos, pois hoje eles vêem mais significação em alguns conteúdos e se sentem mais motivados em participar e interagir nas aulas.   
     Para o professor entrevistado, resta-nos, enquanto educadores, monitorar o “como” os alunos fazem uso das Tic’s objetivando assim, um uso efetivo em prol da construção da aprendizagem e não apenas para o lazer como vem sendo aplicadas em alguns casos.

0 comentários:

Postar um comentário