terça-feira, 2 de outubro de 2012

Conceituando Hipertexto Individualmente.

 
Proinfo _ Programa Nacional de Tecnologia Educacional.
Proinfo Integrado_ Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tic- 100hs.
Formador: Fábio Macêdo de Araújo.
Cursista: Maria Janaina Souto Pereira


                                              Atividade 2.3



O termo hipertexto foi criado pelo filósofo e sociólogo estadunidente Theodor (Ted) Holm Nelson em 1963. Segundo ele, o hipertexto é “o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação.”(Wikipédia).
Dessa forma, percebemos que o conceito de hipertexto é um tanto quanto complexo. No entanto, a sua aplicação nos parece bem simples. Ele seria uma inovação das antigas notas de rodapé _ anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, adicionando comentário de referência ou fonte, ou ambos, para parte do texto da matéria na mesma página. Com o advento da tecnologia, as tais notas de rodapé parecem, em termos digitais, terem evoluído para “ligações” que facilitam a navegação dos internautas através de “(...) um conjunto de nós conectados. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem ser, eles próprios, hipertextos”.
Com base nos estudos realizados, percebe-se que o conceito de hipertexto está associado diretamente à utilização maciça das tecnologias, agregando recursos como sons, imagens, animação, interface agradável, intuitiva e atraente. Todos eles agrupados, permitem a simultaneidade de produção de circulação de textos e possibilitam a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, de forma multilinear e interativa.

0 comentários:

Postar um comentário